É preciso tomar alguns cuidados ao comprar produtos típicos de Carnaval. O alerta é do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, que dá as dicas para quem pretende adquirir fantasias, adereços e até mesmo camisinhas para cair na folia.

No caso das fantasias, para evitar riscos à saúde, importante conferir a composição têxtil do tecido, que deve estar na etiqueta, assim como razão social ou nome da marca do fabricante, CNPJ, país de origem, normas para conservação e tamanho. Itens infantis devem conter o selo do Inmetro e indicação etária.

Ao comprar acessórios como paetês, kits de enfeites, máscaras e confetes, por exemplo, fique atento se a quantidade indicada na embalagem corresponde a realidade.

Já para quem pretende se divertir de uma forma mais íntima, o IPEM lembra da importância do uso da camisinha. Neste caso, observe se a embalagem contém a marca do Inmetro e do Organismo de Certificação de Produtos. São selos que garantem que o preservativo passou por testes. Outra coisa: veja se a embalagem não está rasgada e confira sempre o prazo de validade.