Algumas das perguntas que as pessoas fazem para si mesmas quando descobrem que estão com uma doença séria são: Será que vou morrer? Vou conseguir enfrentar isso? Existe cura?

Outubro é o mês de prevenção do câncer de mama, um problema de saúde grave, mas que tem cura, principalmente quando diagnosticado na fase inicial.

O problema é que na maioria das vezes, a mulher não percebe o desenvolvimento do tumor maligno.

Sintomas como dor, diferenças no aspecto ou na textura da mama são pouco comuns, embora algumas pacientes relatem o surgimento de um caroço.

E foi por causa disso que a holandesa Petronella Yohanna Luyten desconfiou que algo poderia estar errado e decidiu procurar um médico.

Sonora

Petronella descobriu o câncer duas semanas antes de completar 70 anos de vida e sentiu muito medo do que teria que enfrentar.

A cirurgia foi realizada pouco depois da confirmação do diagnóstico e mesmo com a opção de remover apenas uma parte da mama, ela optou pela mastectomia:

Sonora

Petronella Yohanna Luyten fazia a prevenção do câncer de mama, mas três anos antes de ter a doença sentiu tanta dor durante o procedimento, que decidiu que nunca mais faria uma mamografia.

Ela conta que essa decisão contribuiu para o desenvolvimento da doença:

Sonora

Hoje, Petronella convive com uma cicatriz no peito, pois em razão de sua idade preferiu não fazer a reconstrução da mama.

Ela recomenda às mulheres para que nunca deixem de realizar os exames preventivos e, aos 80 anos de idade, se sente feliz por ter vencido a doença:

Sonora

A campanha Outubro Rosa pretende conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A principal ferramenta é a mamografia, exame que deve ser feito por todas as mulheres, especialmente a partir dos 40 anos de idade, como reforça o mastologista Yong Kyun Joo:

Sonora

A confirmação do câncer de mama depende de biopsia, para que o tecido da área suspeita seja analisado por um patologista.

O médico lembra que os homens também devem ficar atentos à doença:

Sonora

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo, mas se for descoberto no estágio inicial, as chances de cura podem ser superiores a 95 por cento.

Para saber mais sobre a campanha Outubro Rosa, acesse a página do Instituto Nacional do Câncer, no endereço: inca.gov.br.